Nuno Vargem

Como criar e quais as vantagens de usar um cartão virtual

11.03.2024
Como criar e quais as vantagens de usar um cartão virtual

Um cartão de crédito virtual dispensa a utilização de um cartão de crédito físico. Veja como obter e quais os cuidados a ter.

 

Com o aumento das transações online, o risco de roubo de informações pessoais, como números de cartão de crédito, dados pessoais e financeiros, são uma realidade para muitos consumidores. A possibilidade de as informações serem comprometidas, pode afetar a confiança dos consumidores nas plataformas de comércio eletrónico. 

A crescente preocupação pela segurança foi responsável pelo surgimento de mecanismos mais seguros que permitem ao consumidor uma maior facilidade no processo de compra. O cartão virtual pode ser uma ótima alternativa aos cartões convencionais e apresenta várias vantagens, seja para utilizar nas viagens ou mesmo para fazer pagamentos de forma segura online, sem a necessidade de um cartão de crédito físico.

 

O QUE É UM CARTÃO VIRTUAL

É um cartão criado online, sem suporte físico, que fica associado à conta bancária do utilizador, mas com dados bancários diferentes. Permite efetuar transações nacionais ou internacionais com segurança e facilidade nas compras feitas pela internet e pelos dispositivos móveis. Tem a particularidade de ser temporário, ou seja, pode escolher a caducidade do mesmo, que ao fim de algum tempo pode ser eliminado. Dentro das necessidades, é possível criar o cartão para débitos diretos, no caso de compras recorrentes, compras únicas, várias compras, para transações regulares num só comerciante, como o hipermercado online.

 

VANTAGENS

Segurança 

Por acarretar um nível de risco menor é um dos principais fatores determinantes. Ao introduzir os dados do cartão virtual, omite os dados bancários do cartão físico. Desta forma, evita ser alvo de phishing.

Gratuito

A criação deste cartão não tem nenhum valor associado, nem é cobrado nenhum tipo de comissões por parte da entidade financeira. Pode gerar um cartão para cada compra que efetuar, sem custos extras.

Facilidade física

Podem ser utilizados em qualquer loja online, nacional ou estrangeira. Aplicações como o MB WAY ou Revolut permitem o pagamento de compras e serviços, em lojas físicas, através de cartões virtuais.

Flexibilidade

Pode criar diferentes cartões para cada uma das suas necessidades, atribuindo um limite do valor de compra.

 

COMO FAZER UM CARTÃO VIRTUAL

Para criar o cartão virtual através de aplicações como o MB Way, por exemplo, basta aceder à opção “Cartões MB Net”. De seguida, indicar o tipo de cartão que quer criar. Depois indicar o valor que deseja que esteja disponível no cartão e, por fim, colocar o seu PIN para confirmar a criação do novo cartão virtual.

partilhar